Conheça Itambé, Pernambuco

terça-feira, 25 de novembro de 2008



As terras onde hoje se localiza o município eram habitadas pelos índios cariris. Nos fins do século XVI começaram a chegar correntes de povoamento na região, constituídas de portugueses e de mazombos.
A etimologia do nome Itambé, deve-se ao termo ITA-AIMBÉ ou ITA-AEMBÉ, que significa pedra afiada ou pedra de amolar. O povoamento de Itambé começou quando o capitão-general
André Vidal de Negreiros, um dos restauradores de Pernambuco, instalou no local uma capela a Nossa Senhora do Desterro (Padroeira da Cidade). Com o aumento da população, em 1789, o povoado foi transformado em distrito e consequentemente elevado a categoria de cidade. Anualmente, no dia 3 de agosto Itambé comemora sua emancipação política.
Itambé foi a cidade de importantes personagens na história do Brasil. Um deles foi o Padre
Antonio Pereira de Albuquerque, participante da revolução de 1817, cuja cabeça encontra-se enterrada no território pertencente ao Engenho Angicos, no local onde outrora havia uma capela. Outro personagem foi o Frei Vital, conhecido como Dom Vital, que lutou pela causa católica e contra a maçonaria, chegando a ser preso, mas contando com o apoio do papa e da princesa Isabel, embora os governantes de então fossem maçons.
Foto: Dayse Veiga. Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Itamb%C3%A9_(Pernambuco)